Tratudor

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Desafio Férias!!!

   Agora as férias chegaram a leitura rende! A partir do dia primeiro de Dezembro maratona por três meses são 1326 páginas ou mais(risos) livros: Percy Jackson e O ladrão de raios, O lado mais sombrio, Percy Jackson e o mar de monstros e Pretty little liars Maldosas :) ;) ...





   Se você se interessou pelo desafio faça também: Pegue três ou quatro livros que estejam na sua estante já faz um tempo ou nem tanto, eles tem que ter mais de 200 páginas, se for menos não vale.
   Os meus: 
*** Percy Jackson e o ladrão de raios vol.1 : 285 páginas
   *** O lado mais sombrio vol.1 : 367 páginas
   *** Percy Jackson e o mar de monstros vol.2 :285 páginas
   *** Pretty little liars: Maldosas vol.1 : 289 páginas
( não contei com agradecimentos).





domingo, 19 de outubro de 2014

   Horror gótico 

   Profecias, casa mal-assombradas, tensão psicológica pactos com o demônio... Esses são ingredientes de uma corrente literária surgida há 250 anos que valorizou a o medo, o sobrenatural e o desconhecido.

 






    Dez escritores mais prestigiados do horror

    Edgar Allan Poe: Considerado o precursor e pai do gênero, o que por si só o colocaria no topo, mas o fato que os contos de Poe são de um terror narrado de forma inteligente e astuta, e mergulham o leitor num mundo intrincado e tramas originais e assustadoras.

6 livros de maior sucesso de Edgar Allan Poe : 
** 1- Os assasinatos da rua Morgue
Edgar Allan Poe um dos escritores mais prestigiados do horror.
** 2-A carta roubada 
** 3- O coração revelador
** 4- O escaravelho de ouro 
** 5- O gato preto e outros contos 
** 6- Histórias extraordinária

2 - Stephen King: É possível dizer que é o principal nome do gênero vivo. King é referência quando se fala em terror, e suas obras só ganham mais adeptos com a capacidade que elas tem de ganhar as telonas. Com uma grande capacidade de fazer sangrar as páginas, ele toca diretamente o cérebro do seu leitor com imagens muito vívidas.

6 livros de maior sucesso de Stephen King:
** 1- A dança da morte 
** 2 -  A coisa 
** 3 - O iluminado
** 4 - A hora do vampiro
** 5 - O cemitério
** 6- Duma Key



3 - H. P. Lovecraft: Um dos mais celebrados autores de horror sua obra marcadamente gótica mesclando estruturalmente com as formas da ficção científica é um dos autores que mais tem influenciado novos escritores. O mito em torno do autor é tão grande que não raro recebeu homenagens por bandas como Iron Maiden e Metallica.

4 - Bram Stocker: Embora hoje os vampiros praticamente sejam um gênero a parte do horror, tudo começou com esse cara e seu Conde Drácula, que a partir disso deram vida longa ao horror inspirando algumas centenas de adaptações e influências.

5 -Clive Barker: Capaz de conceber histórias inimagináveis, sua obra muitas vezes toma-se pela insanidade. É um autor complexo e sádico.

6 - Mary Shelley: Integrante da primeira turma do horror da literatura, no início de tudo, foi capaz de criar um dos grandes mitos do horror, Frankenstein.

7 - Dean Koontz: Um autor polêmico para a lista, pois não é unanimidade no gênero, muito devido ao fator de que quando ele erra a mão, erra feio. Mas isto também serve para seus acertos, pois quando Koontz acerta, faz merecer tal lembrança.

8 - Jonathan Maberry : Autor americano bastante versátil tem num de seus principais livros a obra Paciente Zero, que está entre os principais livros de zumbis.

9 - Richard Matheson: Seu romance Eu Sou a Lenda frequenta quase todas as listas de melhores livros de terror, e um dos fatores para tê-lo na lista é que o autor ao escrever dedica-se integralmente a cada trabalho.

10 - Anne Rice: Sabemos que os vampiros são eternos, e Rice colabora com isso. Mas não só de vampiros vive a autora, que também escreve sobre bruxas e fantasia. 



















terça-feira, 14 de outubro de 2014

Era uma vez...

   João e Maria 

    A triste sina dos dois irmãos perdidos no meio da floresta já fez diversas criancinhas chorarem. Abandonados pelo pai, que não tinha  como alimentá - los eles acabaram encontrando uma casa feita de doces, onde mora uma bruxa. Os menininhos são aprisionados pela bruxa, mas , espertos, conseguem matar a bruxa e voltar para casa do arrependido pai.


   Como era antes: No conto francês As Crianças Perdidas, João e Maria encontram um casal de dêmonios na floresta - e não uma bruxa. Aprisionadas, as crianças serão mortas numa espécie de guilhotina. O monstro " macho" sai para passear e sua parceira fica encarregada de colocá - los no cavalete, onde serão decapitados. Nessa hora, a esperta Maria finge não saber como colocar seu irmão no aparelho e pede para a monstra ensinar. Bobinha,ela deita no cavalete e imediatamente é amarrada. Os dois cortam seu pescoço e fogem levando o dinheiro do casal.


   Branca de neve e os sete anões


    A princesinha branca como a neve não teve a vida fácil: depois de abandonada na floresta, foi acolhida pelos sete anões, mas, ingenuamente, mordeu a maça envenenada. A madrasta quase triunfou, não fosse um príncipe que se encanto com a beleza da moça e, com um beijo, livrou-a  do sono eterno.
   Como era antes: As modificações nessa história foram poucas. No lugar do coração da menina, o caçador deveria trazer para madrasta, como prova de sua morte, o fígado, os pulmões e uma jarra com seu sangue, que seriam servidos em um banquete naquela noite. No fim do conto, a rainha mé também se dá mal: é obrigada a dançar até a morte calçando sapatos de ferro, quentes como brasa. Essa versão foi criada pelos irmãos Grimm, por volta de 1820, que a ouviram de Jeannette e Amalie Hassenpflug.

   Cinderela 


   No conto moderno, a moçoila, órfã de pai e mãe dá um duro danado para conseguir encontrar seu príncipe encantado.Tudo quase vai por água abaixo se  não fosse o sapatinho de cristal, perdido na escadaria do palácio, que se encaixou com uma luva no pezinho de Cinderela.
   Como era antes: Algumas versões da história datam de 800 a.C e fazem parte de culturas tão distintas quanto a dos gregos e a dos chineses. Numa delas, a fada madrinha é uma árvore que nasceu sob a sepultura da mãe de Cinderela. Noutra, do italiano Giambattista Basile, que viveu no século 16, a garota mata a madrasta esmagando sua cabeça em um baú de roupas. A alteração mais sangrenta, porém, foi feita pelos irmãos Grimm: as irmãs malvadas Cinderela cortam os dedos dos pés para calçar o sapato de cristal. O plano quase deu certo, mas pássaros amigos de Cinderela alertam o prícipe para o sangue que escorre dos pés de dua pretensa amada.











quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Especial: Dia das bruxas

    Nesse especial de quatro semanas vamos ter: Era um vez...Como foram realmente escritas as famosas histórias de Cinderela, João e Maria e Branca de neve.Também vamos ter literatura gótica, quatro dos melhores escritos de horror, serial killers da vida real para a telona e para completar na última semana de Outubro, vamos ter dicas de filmes de arrepiar o pescoço.
    
   


Zumbi
      A origem desse seres decrépitos, considerados a escória do universo monstruoso, está  associada ao vodu, religião aparentada do candomblé e popular nas ilhas do Caribe. No Haiti, em princípios do século 19, acreditava-se que feiticeiros vodus teriam o poder de ressuscitar os mortos, controlar suas mentes e torná-los seus escravos. O segredos da magia.

lobisomem
                                                             
           Lendas de homens que viram lobos e apavoram as pessoas aparecem em muitas culturas da Antiguidade, mas o mito do lobisomem começou a tomar forma entre os gregos. Entre ele, havia uma lenda sobre um rei, chamado Lycaon, que tentou enganar os Zeus oferecendo carne humana. O chefão de todos os deuses descobre a trama e, enfurecido, transforma Lycaon em lobo. Está aí a origem do termo grego lykantropos, " aquele que vira lobo".

vampiro
        Nenhum monstro alcançou mais popularidade do que esta criatura das trevas vampiros aterrorizam  a humanidade há milênios e fazem tremendo sucesso no cinema, na literatura e no universo pop,Relatos de seres sugadores de sangue já eram comuns entre povos da antiguidade, como babilônicos, hebreus, gregos e romanos.
                       ----------------------------------------------------------------------------

 Isso foi somente um previa do tem por vir. Na próxima postagem desse especial falarei sobre: era uma vez... E literatura gótica.
Até a próxima :) Não deixe de conferir.

                                                                                                                              

                                                                                                                    
                                                                                                                                

                                                                                                                                       

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Dica de 8 livros infanto-juvenis para ler nas férias de inverno


     

     Aqui então, temos 8 dicas de livros infanto-juvenis para se ler nas férias de inverno:




 1.Título: O BGA: O Bom Gigante Amigo
    Autor: Roald Dahl
    Editora: Editora 34




    2. Título: Cleópatra e sua vibora
        Autor: Margaret Simpson
        Editora: Cia.das letras
        Esse livro já tem resenha no blog dêem uma  olhada ;)
        http://sobodominiodaleitura.blogspot.com.br/2014/05/resenha-cleopatra-e-sua-vibora.html


    3. Título:Você é um homem mau, Sr. Gum!
        Autor: Andy Stanton
        Editora: Galera record


    4. Título: Criptoanimais, o último yeti
        Autor: Alberto Melins
        Editora: Fundamento
        Esse também já tem resenha
        http://sobodominiodaleitura.blogspot.com.br/2014_04_01_archive.html

   
    5. Título: Tem um garoto no banheiro das meninas
        Autor: Louis Sachar
        Editora: Record


   6. Título: Só zoando!
       Autor: Andy Griffiths
       Editora: Fundamento


   
    7.Título: Alice no país do espelho
       Autor: Lewis Carroll
       Editora: L&PM Pocket
       Lembrando que esse livro é a continuação de Alice no país das maravilhas.

   
    8. Título: O encafronhador de trombilácios 
        Autor: Rosana Rios
        Editora: Editora Scipione


sábado, 5 de julho de 2014

As crônicas de Nárnia - O sobrinho do mago - C. S. Lewis

As crônicas de Nárnia - O sobrinho do mago

   Autor: C. S. Lewis
   Editora: WMF Martins Fontes
   Categoria: Fantasia, literatura infanto-juvenil
   Ano: 1955
   Páginas: 97
   ISBN : 978-85-7827-069-8

     
                                

                                                 Ótimo!

                                                 --------------------------------------------------
   

       Resenha:

      Em seguida que comecei a ler já fiquei com vontade de continuar lendo, o livro é narrado em terceira pessoa é uma escrita bem simples. Eu li essa crônica num estalar de dedos o livro te deixa curioso para saber o vai acontecer.

     Tudo começa quando Tio André, um mago, manda o seu sobrinho Digory e sua amiga Polly para um outro mundo. Ao chegarem lá, Digory desperta a rainha de Charn de sua maldição, sem querer, eles acabam trazendo a rainha para o nosso mundo e gerando uma grande confusão que a leva de volta para o seu mundo de origem. Esse mundo é como nada, é um mundo vazio, porem depois eles descobrem que o mundo era habitado por um leão, que quando canta cria um mundo novo e é ai que surge Nárnia.

    Para quem já viu o filme O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, fica querendo saber como eles vão de outra maneira para Nárnia. atraves de um guarda-roupa e não por uma magia de um mago. Bem é que, Aslan deu a Digory um fruto mágico, ele plantou o fruto em seu quintal e depois que já está velhinho ele manda fazer um guarda-roupa com a madeira da árvore mágica.
   
    O livro é super bom e eu já fiquei com vontade que ler O leão, a feiticeira e o guarda-roupa. 

   

                                                                                                                                                                                                                                                





quarta-feira, 25 de junho de 2014

Extraordinário - R.J Palacio

   Extraordinário

    Autor: R.J. Palacio 
    Editora: Intríseca
    Categoria: Ficção americana
    Páginas: 319
    ISBN: 978-85-8057-301-5

   
   Sinopse:

   August Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade...até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mas ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os seus colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino  igual a todos.




   Resenha:
   
   O livro tem a narrativa de vários personagens como: August ( o personagem principal), Via ( a irmã mais velha de August), Summer ( a amiga de August), Jack ( amigo de August), Justin ( o namorado de Via) e Miranda ( amiga de Via).

  August é um menino de dez anos, que tem uma síndrome genética, que já passou por várias cirurgias e ele nunca tinha entrado em uma escola...bem até agora porque era a mãe dele quem o ensinava.
  Quando August entra para  a escola logo faz amigos: Jack, Summer, Reid, Max G e Max W. Também há um garoto Julian, que August não se dá muito bem. Os garotos começam a dar apelidos maldosos a ele como: garoto rato, estranho, monstro, E.T., cara de lagarto e mutante.Também ninguém queria ficar perto dele porque diziam que quem ficasse perto dele poderia ficar igual a ele.

    Na escola em que a irmã de August estuda as pessoas falam assim: " A Olivia? Sim, ela é legal. Você sabe que ela tem um irmão deformado?"
    Mas apesar de tudo isso, August é forte e consegue passar por todas as dificuldades de sua vida, embora as vezes tropece. ele levanta com a ajuda de sua  família e de seus amigos.

    Achei o livro ótimo! Gostei do jeito que a autora conta a história, muito bom! É um livro extraordinário!

                                     ------------------------------------------------------------------

Nota:10




sexta-feira, 23 de maio de 2014

O Fantasma de Canterville - HQ

   O Fantasma de Canterville 

   Autor: Oscar Wilde
   Editora:Companhia Editora Nacional
   Adaptação: Seán Michael Wilson
   Ilustrações: Steve Bryant
   Categoria: Infanto - Juvenil
   Páginas:136
   ISBN:978-85-04017-28-1

   Sinopse:

   A família norte- americana Otis ganha mais do que uma pechincha quando se muda para a imponente mansão inglesa de Canterville. Mesmo que se recusem a acreditar nos rumores, a mansão é de fato assombrada. O fantasma de Sir Simon Canterville tem percorrido seus salões e corredores por cerca de trezentos anos...
   Como seria de esperar de Oscar Wilde, essa charmosa história é cheia de humor e perspicácia, tratando do choque de culturas entre a "moderna América" e a "tradicional Inglaterra" no final do século XIX. Nesse maravilhoso conto, Wilde transforma habilmente o formato do horror gótico para criar aquela que pode ser chamada de primeira comédia de horror gótico do mundo.
   No final do volume, são analisadas a vida e a obra de Oscar Wilde, em especial é claro, O fantasma de Canterville. Assim, o leitor perceberá em detalhes os recursos usados pelo genial autor irlandês para construir a obra,  que é muito mais do que uma simples comédia de horror. 

   Resenha:

   Gostei muito do livro, eu adoro histórias em quadrinhos, quando terminei de ler o livro fiquei com vontade de ler novamente.


   A família Otis acaba de se mudar para a mansão de Canterville, lá vive um fantasma do Sir Simon Canterville. Ele tenta fazer a família Otis ir embora da mansão, assustando a família, mas a família não se deixa intimidar e acaba intimidando ele, inclusive ele acaba ficando no quarto dele com medo.
   Na primeira noite o fantasma aparece para o Sr. Hiram, o Sr. Hiram então dá óleo para o fantasma colocar em suas correntes e o fantasma fica furioso!
   Os filhos gêmeos do casal Otis jogam travesseiros no fantasma, o fantasma volta para seus aposentos e lembra de todas as pessoas que assustou e que as quase matou de medo e não entendo porque com a família Otis é diferente.
   Em uma noite o fantasma sai para tentar assustar a família novamente, ele sai de seu quarto com um punhal, no corredor ele vê outro fantasma com um sorriso repugnante com uma espada, ele se assusta e mais uma vez volta para o quarto. Depois ele resolve ir falar com o outro fantasma e descobre que era uma armação da família Otis para assustá-lo.
   Um dia Virgínia, a filha do Sr.Otis, passando pela sala de tapeçarias viu o fantasma triste e resolveu ajudá-lo. Virgínia some por dias e a família dela a procura, um dia ela aparece todos ficam felizes, ela diz que o fantasma morreu e os leva até o corpo, eles lhe fazem um enterro digno, depois disso o castelo de Canterville nunca mais foi assombrado.

   Nota de 1 até 10 : 09 
   






quinta-feira, 1 de maio de 2014

Goosebumps - O Fantasma da casa ao lado

Goosemps - O Fantasma da casa ao lado 

Autor : R.L. Stine
Editora : Fundamento
Categoria: Infanto juvenil
Páginas: 96
ISBN: 978-85-7676-485-4

Sinopse:

   "Como eu nunca vi você aqui antes?"

   A vizinhança da Hannah anda meio esquisita desde que aquele garoto novo se mudou para a casa ao lado.

  Mas quando isso aconteceu?

   A casa estava vazia quando ela foi dormir na noite anterior...Por que ainda parecia abandonada?

  Hannah não consegue arrancar nenhuma resposta do novo vizinho. Ele sempre desaparece das formas mais estranhas. E é tão pálido...

   Será que a menina está sendo assombrada pelo fantasma da casa ao lado?

Resenha:


   Hannah percebe que a sua vizinhança anda esquisita, principalmente a casa vizinha. De um dia para o outro a casa que estava vazia, depois havia gente morando lá. Será  que Hannah esta ficando louca?
   Hannah é uma garota de 12 anos que tem dois irmãos gêmeos chamados Herb e Bill. Ela descobre que mora um garoto na casa ao lado com o nome de Danny Anderson, ela começa a ficar amiga de Danny e começa a acontecer coisas muito estranhas, ela começa a ver vultos...

  Um dia ela vai até a casa de Danny e bate na janela da porta, há uma mulher sentada numa cadeira, só que a mulher não escuta, Hannah bate de novo e de repente Danny aparece, eles vão para o jardim. De repente as mãos deles se atravessam e Danny sai correndo para casa.

   Depois de um tempinho Danny fica preso em uma casa em chamas e Hannah o salva. Depois de Danny no hospital a mãe de Hannah aparece e diz que esta na hora deles irem, aí Hannah entendeu tudo, agora tudo faz sentido para Hannah, não era Danny que era o fantasma mas sim ela, ela havia morrido em um incêndio em sua casa.

                                 ---------------------------------------------------

OBS: o livro não dá medo mas é bem engraçado.


Nota de 1 até 10: 8







Resenha Cleópatra e sua víbora

Cleópatra e sua víbora - Mortos de fama

Autor : Margaret Simpson
Ilustração : Philip Reeve
Editora: Cia.das letras  
Categoria : Infanto juvenil  
Páginas: 192
ISBN: 978-85-359-0247-1

Sinopse:

  Com certeza você já ouviu falar da Cleópatra...

  Ela é famosa de morrer porque:

* teve casos com Júlio César e Marco Antônio;
* usava lápis de sobrancelhas, e
* teve um problema sério com uma víbora.

  Mas você sabia que a Cleo: 
 * se casou com seus dois irmãos?
 * era inteligente de morrer e falava nove línguas?
 * mandou matar sua irmãzinha?

 Pois é, mesmo depois de morta, Cleópatra ainda é uma caixinha de surpresa. Agora, graças ao diário secreto da Cleo, você vai saber tudo sobre ela; graças ao jornal O Centurião, vai ficar por dentro do que os romanos pensavam, e vai descobrir o que se pichava nos muros a respeito dela. Sem falar nos segredos do Egito, revelados pela coluna "Viperina".

                Divertida de morrer - Interessante de morrer - Famosa de morrer.


Resenha

   A autora escreveu que se a Cleópatra tivesse um diário seria assim...
 
   Esse livro vai falar sobre a vida da Cleópatra de Téia, ela não era linda como todos dizem mas na verdade ela era baixinha e feia, mas porém muito inteligente falava nove línguas diferentes, mas também era meio cruel  porque ela e Marco Antônio mandaram matar a sua irmã. Ela teve um filho chamado Otaviano Augusto, filho da Cleópatra com Júlio César.
   Com muitas dificuldades a Cleópatra conseguiu o trono, mas teve de se casar com os seus dois irmãos, Ptolomeu e o seu outro irmão caçula Ptolomeu.
A família da Cleópatra de Téia.

   A Cleópatra sempre tinha notas boas, os professores sempre davam notas boas pra ela porque ela era filha do faraó.
As notas da Cleópatra de Téia.

   Ninguém sabe ao certo de que a Cleópatra morreu, mas acham que foi por uma picada de cobra.
                                                     --------------------------------------

                                                    Livro muito bem ilustrado por Philip Reeve.

  Nota de 1 até 10: 10.






quarta-feira, 30 de abril de 2014

Resenha Criptoanimais

      Criptoanimais - O último yeti - vol. 1

Autor: Alberto Melis
Categoria:Infanto juvenil
Editora:Fundamento
Paginas:182
ISBN: 978-85-7676-424-3

Sinopse:

  Você já ouviu falar em criptoanimais? Eles são fascinantes e misteriosos, lendas em que as pessoas deixaram de acreditar há muito tempo. Serpentes marinhas, lulas gigantes, seres que vivem no fundo do lago, yetis, chupa-cabras -se você acha que eles não existem, pode estar enganado!

  Acompanhe os irmãos Violet e Valiant Twist e a amiga Shaila nesta incrível aventura.Eles acabam de fazer uma descoberta surpreendente: no sótão da casa enorme casa onde moram se esconde o quartel general da S.O.S criptoanimais. Uma associação secreta que protege criaturas fantásticas e que foi fundada por lorde Clarence, décimo segundo conde de Windsand e por seu mordomo, Jeeves, dois fantasmas...de verdade!

  Neste livro, o trio de amigos é selecionado para uma importante missão; salvar o último yeti das garras 
de Marmaduke Blackbat, o pérfido presidente da Raptor. Mas por que lorde Clarence e Jeeves foram
escolher justamente os três entre as milhares de crianças que viviam em Londres?

Resenha: 

  O que você faria se fosse escolhido para uma incrível aventura para salvar animais fantásticos que você acredita que não existem?


  Nesse livro Valiant e Violet (filhos dos piratas do arco-íris) acabaram de se mudar para uma casa com nome de Red Castle. Eles começam a ver um gato laranja que desaparece numa fumaça azul. Depois eles vão no sótão e descobrem que é habitado por dois fantasmas com o nome de lorde Clarence e o seu leal mordomo Jeeves. Os dois fantasmas dão uma missão para Violet, Valiant e sua amiga Shaila,que é salvar o último Yeti (noTibet) das mãos dos agentes da Raptor, principalmente das mãos das irmãs Kalysta e Luvina  MC Coullogh e de Marmaduke Blackbat.

  Os pais de Valiant e de Violet vão a uma viagem de trabalho,e os pais de Shaila deixam ela passar uns dias na casa dos os seus amigos. E a babá deles Kiki ficou de tomar conta deles, Jeeves tem a ideia de dar uma espécie de sonífero para a babá.
  Eles ajeitam tudo para irem para o Tibet, salvar o Yeti e lá eles tem que ter bastante coragem e determinação para continuar a aventura.

  Ao chegar ao seu destino eles encontram a caverna do Yeti eles percebem que há um bebê yeti. A mãe Yeti da uma pedra negra, que para quem a carrega trará sorte. Eles colocam o bebê yeti dentro de uma mochila, mas uns agentes da Raptor entram na caverna e pegam a yeti.
  Como o seu bracelete mágicos que Jeeves lhe deu antes de sua viagem, Violet  fica invísivel para poder libertar a yeti.

  Depois de salvarem a yeti e seu bebê,eles voltam para casa em segurança e Lorde Clarence e Jeeves lhe dão a sua proxima missão no...Loch Ness, ou Lago Ness.

  Eu gostei muito desse livro, pois tem muita aventura e ele nos prende na leitura o tempo todo! 

  Nota de 1 a 10 eu dou: 10.